Nelas Coração do Dão – Origens e afirmação de uma imagem de marca do concelho no mundo.

Clique para ver o roteiro PDF[45,9Mb]

Umas das primeiras referências à centralidade do concelho de Nelas surge num roteiro turístico lançado em Março de 1956. Esta publicação  designada de Roteiro Turístico e Económico de Portugal (ROTEP) refere Nelas como “a Terra Encantada” e o “Concelho de Nelas … situado no coração da província da Beira Alta, coração de Portugal”.

De realçar a forte ligação de Nelas com a produção de vinho afirmando que é “onde se bebe um vinho mais nobre que este famoso Dão”. Sobre as Termas das Caldas da Felgueira, afirmam  “há muito que estão consagradas como as melhores águas de cura”.

Este roteiro criou um mapa turístico do concelho com as suas diversas localidades e identifica diversos locais de interesse com um grafismo apelativo e simbologias características. Em termos descritivos tem uma linguagem acessível e fotografias representativas de diversos monumentos ou paisagens emblemáticas de uma realidade à 68 anos. Teve uma tiragem inicial de 5000 exemplares e foi sem dúvida um potenciador do desenvolvimento turístico do concelho que a Junta de Turismo das Caldas da Felgueira tão bem soube explorar nas décadas que se seguiram, sendo agora o slogan retomado após alguns anos de esquecimento.

 

Enquadramento:

“No âmbito do Roteiro Turístico e Económico de Portugal, entre 1945 e 1977, foram produzidas 194 publicações, 136 das quais referentes à representação de concelhos de Portugal Continental. A editora visava concretizar uma ampla cobertura do território nacional, tendo como principais objetivos, como está explicitado na designação , a promoção turística e a informação económica sobre os municípios representados. Assumiu, igualmente, uma muito evidente dimensão cultural, identificável nos elementos simbólicos presentes nos documentos produzidos, tanto associáveis ao património material como imaterial concelhio. Conhecimento científico, politica e cultura cruzam-se na organização o dos roteiros ROTEP. Com o patrocínio de Amorim Girão o que enquadra a produção dos roteiros, fica evidente a moldura científica, enquanto a tutela política se manifesta através do apoio, em alguns dos números, do Ministério da Educação Nacional e do Secretariado Nacional da Informação e Turismo.”

In: Os mapas do Roteiro Turístico e Económico de Portugal (ROTEP) e a promoção municipal em representações cartográficas do Estado Novo.

Bibliografia:

Arquivo Municipal de Nelas :

ROTEP (1956). Nelas. Organização de Camacho Pereira. Cruz Quebrada. ROTEP –

Roteiro Turístico e Económico de Portugal, Nº 63

https://www.bnportugal.pt/

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/135595/2/487584.pdf