Município de Nelas comemorou o Dia Nacional dos Moinhos com diversas atividades
Na 12.ª Edição, o Município de Nelas preparou um conjunto diversificado de iniciativas para as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril).
Deste modo, entre os dias 7 e 14 deste mês, foram vários os motivos que proporcionaram a movimentação de visitantes e comunidade escolar, sénior e científica pelo Concelho de Nelas, usufruindo das diversas ações de sensibilização e promoção do património molinológico local.
O evento maior decorreu no dia 14 de abril 2024. Cerca de 150 pessoas participaram na atividade “Do Grão ao Pão”, uma caminhada interpretada pelo Rancho Folclórico de Vilar Seco, que abordou as tradições e história da moagem em Senhorim, bem como o próprio ciclo existente para a confeção de pão, numa organização conjunta com a Junta de Freguesia de Senhorim.
Paralelamente aos vários pontos de recriação etnográfica e visita a vários moinhos, alguns em funcionamento, os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma pequena atuação do Grupo Coral de Senhorim e desfrutar da beleza artística e arquitetónica do interior da Capela de Nossa Senhora do Viso (Irmandade da Senhora do Viso).
No decorrer deste dia, foi ainda apresentado o “Projeto de Estudo e Salvaguarda da Molinologia de Nelas (PESMN)”. Um projeto que se encontra a decorrer, com o objetivo de estudar e potenciar o património molinológico existente no Concelho.
No âmbito da apresentação sumária dos referidos trabalhos, foram entregues aos participantes provas inequívocas da importância histórica dos moinhos para a freguesia de Senhorim, respetivamente postais antigos reeditados a partir de uma coleção particular de Sérgio Espírito Santo, que retratam a paisagem molinológica compreendida entre 1910 e 1950.
No final do evento, foram reveladas aos presentes e entregues aos grupos envolvidos, algumas peças de tecido ligadas ao pão e aos moinhos, entre as quais sacos taleigos, recriadas pela Universidade Sénior de Nelas.
Estas comemorações passaram ainda, no âmbito do “Projeto de Estudo e Salvaguarda da Molinológica de Nelas (PESMN)”, por um “Dia Aberto” aos trabalhos que se encontravam a decorrer no curso do ribeiro do Salto (Vila Ruiva), e por uma ação de sensibilização e recolha de informações orais junto da Universidade Sénior de Nelas Polo de Senhorim, centrada nas “Memórias dos Moinhos – Passado e Presente”.
Já a comunidade escolar, respetivamente os alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, tiveram a oportunidade de conhecer a riqueza deste património, com sensibilização para a importância de manter viva esta herança do passado, parte integrante da identidade de um Território.
A heterogeneidade e alcance das iniciativas promovidas pelo Município de Nelas, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, permitiram cativar públicos distintos para a questão da valorização do património molinológico, uma parte da história e cultura das localidades de Nelas, Coração do Dão