O mês de junho no Concelho de Nelas, foi marcado por muitos momentos de animação, cor e luz com as Festas do Município assinaladas com muita intensidade e alargado programa
Em mês de Santos Populares, a Câmara Municipal de Nelas, em colaboração com as Associações do Bairro da Igreja, Cimo do Povo, Paço, Rossio, Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas e Bombeiros Voluntários de Nelas, apresentou, nos dias 23, 24 e 25 de junho, um vasto programa composto por muita animação, música ao vivo, coreografias e marchas populares, arraiais, tasquinhas, desporto e atividades para toda a família, proporcionando muito momentos de convívio e alegria no Coração do Dão.
A Noite de São João foi uma verdadeira mostra do empenho e criatividade do associativismo local, com as Tradicionais Marchas a saírem às ruas pelas mãos do Cimo do Povo e Bairro da Igreja, em Nelas, Paço e Rossio, em Canas de Senhorim. Na Praça do Município, Vila de Nelas, o Bairro da Igreja e o Cimo do Povo desfilaram e dançaram com muito entusiasmo perante uma enchente de espetadores, apresentando os seus belos arcos, indumentárias e coreografias originais, resultado de muito trabalho e dedicação. Seguindo-se o tradicional Arraial com música ao vivo pelos grupos “Irmãos Coragem”, que meteram todos os presentes a dançar, e a típica sardinhada que contou com o patrocínio do Intermarché de Nelas e JC Automóveis. Em Canas de Senhorim, o Paço e o Rossio, trouxeram brilho e alegria ao polidesportivo da localidade, onde os marchantes engalanados com fatos coloridos, desfilaram e dançaram, exibindo os seus arcos originais e coreografias bem ensaiadas, mantendo viva a tradição dos Santos Populares.
O dia 24, Dia do Município foi preenchido com diversas atividades, tendo o dia iniciando com o Hastear da Bandeira na Praça do Município para assinalar o 103º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas (AHBVN). Destaque para a Cerimónia de Distinções Municipais em que foram atribuídas quatro distinções a entidades que se notabilizarem pelos seus méritos e têm enaltecido e promovido o nome do Concelho de Nelas. Em primeiro, a distinção de Excelência Empresarial Coração do Dão a quinze Empresas do Concelho que nos anos de 2021 e 2022 obtiveram os Estatutos de PME Líder, Excelência e Gazela; a seguir a distinção de Embaixadores do Coração do Dão e de Excelência Coração do Dão, a seis Personalidades concelhias que se têm destacado por importantes contributos nos campos desportivo, cultural, artístico, gastronómico, de promoção territorial, em contexto do empreendedorismo escolar foram distinguidos três alunos, e por fim, a distinção Bons Serviços e Dedicação a dezoito Aposentados da Autarquia.
O Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, referiu a importância desta Cerimónia de reconhecimento público a Empresas e Individualidades que, ao longo dos anos, têm contribuído para aumentar o prestígio do Município, seja a nível nacional e ou internacional. A cerimónia contou ainda com o Lançamento do Livro “Anuário de Tradições e Estórias” pelo CLDS4YOU e, dois Momentos Musicais, um por Jorge Justo e depois com João Nuno.
Durante a tarde de 24, teve lugar ainda o Circuito Municipal das Escolas de Natação, com a 7ª Concentração da Época 2022/2023, que juntou nas Piscinas Municipais Descobertas 180 participantes de 14 Escolas, e para o público infantil, a atividade “Onde Moram as Histórias” pelos Animadores Socioculturais da Autarquia que proporcionou aos mais pequeninos uma viagem por histórias encantadas e muita música. Já a animação musical continuou pela noite dentro com a atuação musical da Banda Woodplan, DJ Pira e do grupo Arregaça a Tripa, na Praça do Município.
O dia 25 foi especialmente dedicado às crianças com a manhã a começar com a excelente atuação da Contracantinho, classe de teatro infantil da Contracanto Associação Cultural, que subiu ao palco do Cineteatro com a peça “O País do Sossego”, com encenação de Márcia Borges. Uma peça contada por crianças dos 8 aos 13 anos que trouxeram para palco um pouco das suas próprias experiências e reflexões, apresentadas de forma simples e sincera. Na Praça do Município, a tarde foi marcada com mais brilho, cor e alegria, desta vez com a saída das Marchas Populares Infantis das Associações, Bairro da Igreja e Cimo do Povo, Paço e Rossio, em que os marchantes mais pequeninos, que já sentem e vivem com intensidade a tradição dos Santos Populares, desfilaram, dançaram e encantaram todos os espectadores com o seu talento e dedicação. O dia contou ainda com a Apresentação Final do Ano Letivo da Universidade Sénior de Nelas em que os alunos apresentaram todas as aprendizagens adquiridas ao longo do ano, num momento único de partilha intergeracional. No campo desportivo, decorreu o 4º Grande Prémio do Motocross Vinho do Dão, organizado pela Tribu Clube Aventura, e ainda a Abertura das Piscinas Municipais ao público, um regresso refrescante que até ao dia 10 de setembro convida a vários mergulhos para os dias quentes que se avizinham.
Deste programa constaram ainda inúmeras atividades que estiveram à disposição não só dos munícipes, como também de todos os visitantes que passaram pelo Concelho de Nelas, como o Espaço Criança, na Praça do Município, no qual centenas de crianças puderam brincar e saltar nos insufláveis e fazer e pinturas faciais, Biblioteca Sobre Rodas, a Exposição “170 Anos do Concelho de Nelas” e “Imagens do Parlamento Português”. Já a vertente gastronómica foi assegurada pelas Tasquinhas do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo, na Praça do Município, que ofereceram deliciosas iguarias e petiscos típicos, sempre em ambiente de muita festa.
Do Programa das Festas do Município 2023 fez parte também o Banho Santo nas Caldas da Felgueira, nos dias 17 de junho, com programa próprio, a 1ª Semana Desportiva Municipal que se revelou um verdadeiro êxito, as Marchas Populares de Santo António e São Pedro, pelo Bairro da Igreja e Cimo do Povo, respetivamente, e que culminaram a noite em arraial nas suas sedes, o desafio Super Cup Affiliate, e o Passeio Turístico Motorizado, MK Mákinas.
Em Nelas, Coração do Dão viveu-se a alegria dos Santos Populares!