24 de abril com atividades cívicas, culturais e artísticas

24 de abril com atividades cívicas, culturais e artísticas

No âmbito das Comemorações 25 de Abril, o programa do dia 24 de abril 2024, contou com um conjunto de atividades de índole cívica, cultural e artística direcionadas aos jovens e crianças do Concelho. Iniciativas importantes para lembrar o passado e refletir sobre o futuro, perpetuando assim os valores da liberdade, democracia e igualdade.

A marcar o início das atividades, decorreu, no período de manhã, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, a Assembleia Municipal Jovem, subordinada ao tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa”, uma iniciativa que permitiu aos alunos do 12º ano da disciplina de Ciências Políticas do Agrupamento de Escolas de Nelas e da turma do 10º A de Línguas e Humanidades do Agrupamento de Escolas Canas de Senhorim, exercerem o seu direito de democracia, ao mesmo tempo que experienciaram o funcionamento de uma Assembleia Municipal.
O Presidente da Assembleia Municipal, José Albuquerque Vaz, deu as boas vindas aos presentes e explanou sobre o funcionamento deste órgão deliberativo do Município, e Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, salientou a importância da democratização da educação, do papel dos professores e de toda a comunidade educativa na formação cívica e ativa das novas gerações. A Assembleia contou com a apresentação de três temas, criação do programa “Intercâmbio Nacional”, que visa promover a partilha de experiências, projetos e conhecimento entre escolas de diferentes pontos do país, aumento da representatividade dos jovens nos municípios, e implementação do projeto “Escola e Bem-Estar Social”, que visa a realização de atividades dirigidas a grupos económica e socialmente desfavorecidos.
Os alunos partilharam ainda algumas preocupações sobre o futuro do Ensino, nomeadamente a desmotivação dos jovens, a necessidade de criar novas metodologias de ensino e disciplinas mais adaptadas às necessidades reais, e sobre as desigualdades sociais e educativas, enfatizando a importância de concretizar medidas de integração de modo a que todos os alunos possam ter as mesmas oportunidades de realização académica e pessoal.
No encerramento desta Assembleia, todos os presentes foram brindados com um Momento Musical a cargo da Academia Municipal de Artes de Nelas, em que o Corpo Docente apresentou um reportório composto por músicas que marcaram a Revolução dos Cravos.
No mesmo espaço, foi também inaugurada a Exposição de Desenho “As Crianças do 25 de Abril”, uma mostra de trabalhos de expressão plástica que testemunham os valores da Liberdade e da Democracia Portuguesa, elaborados por cerca de 150 alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.
No período da tarde, na Rua da Liberdade, junto ao Cineteatro Municipal de Nelas, a Associação Cultural Ganso Manso, de Canas de Senhorim, apresentou o seu trabalho artístico “Mural à Liberdade”. Uma pintura alusiva ao 25 de Abril 1974, em que os valores da liberdade e da igualdade ganharam cor e vida pelas mãos dos talentosos artistas, Sérgio Guimas e Fernando Queiroz.
O trabalho, composto por uma pintura que contempla as quatro paredes da estrutura, é marcado por um misto de técnicas do muralismo e de street art, numa representação e celebração dos 50 Anos da Revolução dos Cravos e da Democracia Portuguesa. A esta apresentação, associou-se ainda um momento musical pelos professores de música da Academia Municipal de Artes de Nelas, intitulado “A Liberdade Existe”, com um repertório composto por músicas de intervenção de Abril de 1974.
  
Partilhar

Artigos Relacionados