Parte das Caldas da Felgueira, passando pelas vistosas instalações do Grande Hotel
O percurso parte das Caldas da Felgueira, passando pelas vistosas instalações do Grande Hotel antes de se afastar ligeiramente da povoação para observação da riba da Pantanha, a mesma que mais a jusante se encontrará em queda na Cascata da Pantanha.
De novo entra na povoação, onde se notam num edifício antigo alguns painéis pintados com temáticas territoriais, e daqui avança serra acima por caminhos florestais onde além do caos de blocos graníticos, se avistam alguns pinheiros bravos intercalados com eucaliptos e espécies arbustivas.
Ao aproximar-se da riba do Vale do Gato aparecem os primeiros carvalhos e daí continua em subida até aos campos agrícolas do Folhadal, podendo aqui desviar-se até à Laje Grande e contemplar as vistas. É tempo de iniciar a descida até ao vale do Mondego, passando pela Orca do Folhadal, um monumento funerário megalítico, até atingir a zona onde o cultivo da vinha domina a paisagem.
O Mondego já se avista e ao longo dos próximos metros há vários lugares que permitem a aproximação às suas águas.
À entrada das Caldas, não deixe de apreciar a exuberante cenografia que envolve a ponte centenária sobre o Mondego.
DISTÂNCIA: 9.65 Km
DURAÇÃO RECOMENDADA: 3h00
DESNÍVEL ACUMULADO: + 635 m
TIPO DE PERCURSO: Circular
GRAU DIFICULDADE: nível 1
Pontos de interesse:
1 – Caldas da Felgueira; 2 – Grande Hotel das Caldas da Felgueira; 3 – Ribeira da Pantanha; 4 – Ribeira do Vale do Gato; 5 – Miradouro da Laje Grande; 6 – Orca do Folhadal; 7 – Vinhas; 8 – Rio Mondego; 9 – Ponte centenária sobre o Mondego; 10 – Cascata da Pantanha