Terra de grandes vinhos, de nobres casas senhoriais e de curiosos episódios da história portuguesa
Santar é terra de grandes vinhos, de nobres casas senhoriais e de curiosos episódios da história portuguesa, e este trilho oferece-lhe a oportunidade de explorar este lindo património. Este percurso parte do Largo do Paço dos Cunhas e atravessa a vila em direção à vistosa Casa de Santar.
A Igreja da Misericórdia marca o fim da travessia urbana e o início da imersão nas vinhas do Dão de Santar, pontuadas aqui e ali por pinheiro manso e bravo, oliveiras e carvalhos. Neste setor, o percurso faz uma espécie de U, regressando à vila por caminho paralelo, mas antes do retorno, não perca as espetaculares perspetivas para a Serra do Caramulo, elevada acima da ampla extensão de vinhas e do casario de Santar.
Passa pela Igreja Matriz, pela Casa das Fidalgas e pela Casa do Soito até de novo se afastar da vila, rumo ao leito do rio Dão, entre propriedades dedicadas à vinha e mais adiante, já na encosta descendente, em área de pinhal.
Recomenda-se atenção na passagem pela pedreira que antecede a chegada ao Dão. Acompanha o Dão embrenhado na sua frondosa galeria ripícola até à ponte da EN231, onde flete à direita para de novo subir a encosta, mas agora através de uma antiga calçada de origem romana. Antes do retorno a Santar, um pequeno desvio mostra-lhe uma Lagareta Medieval.
DISTÂNCIA: 9.87 Km
DURAÇÃO RECOMENDADA: 3h15
DESNÍVEL ACUMULADO: + 353 m
TIPO DE PERCURSO: Circular
GRAU DIFICULDADE: nível 1
Pontos de interesse:
1 – Largo do Paço e Paço dos Cunhas; 2 – Casa de Santar; 3 – Igreja da Misericórdia; 4 – Vinhas; 5 – Igreja Matriz de Santar; 6 – Casa das Fidalgas; 7 – Casa do Soito; 8 – Vinhas; 9 – Rio Dão; 10 – Calçada Romana; 11 – Lagareta Medieval