Património Arquitetónico Religioso

O ciclo de vida do Homem esteve sempre vinculado à religião através do sentimento de união e comunhão. A representação física desta devoção é materializada em construções de fé públicas e privadas, como em igrejas, capelas, cruzeiros e alminhas.

É no decurso dos século XII-XIII que surgem as primeiras referências documentais a espaços de culto na área atualmente pertencente ao concelho de Nelas. Já no decurso da época moderna e da contemporaneidade são erigidas diversas construções de cariz religioso que têm resistido ao tempo, monumentos arquitetónicos dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX.

 

As alminhas são uma das manifestações construtivas religiosas. No concelho de Nelas, este tipo de monumento erguido às alminhas surge a partir do século XVIII. Localizadas nas proximidades de caminhos e cruzeiros lembravam os vivos das suas obrigações perante a necessidade de rezar aos seus entes queridos, portanto às “Almas do Purgatório”: “Vós que ides passando lembrai-nos de nós que estamos penando”, expressão muito associada a estes monumentos. Constituem um inegável património cultural do Município ao nível da simbologia religiosa e etnográfica, destacando-se como verdadeiros símbolos de fé que foram profissionalmente talhados pelo labor de grandes e anónimos mestres canteiros.

 

Ao percorrer a freguesia de Nelas, pode visitar a Igreja Matriz com evocação a Nossa Senhora da Conceição (séc. XIX), a Capela de Nossa Senhora da Tosse (século XVII-XVIII) e a Capela de São Domingos, localizada em Algeraz.

 

Já em Aguieira, vamos encontrar a Igreja de São Simão, um espaço de culto com uma edificação primitiva do século XVIII, a Capela de Santo Onofre (séc. XIX) e a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (séc. XVIII).

 

Em Santar, visite a Igreja da Santa Casa da Misericórdia (séc. XVII), a Igreja Matriz de São Pedro (séc. XVI), a Capela de São Francisco de Assis (séc. XVII) e a Capela de Nossa Senhora da Piedade (séc. XVIII).

 

Já em Senhorim, vislumbre-se com a arquitetura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e as várias capelas públicas e privadas dispersas por toda a freguesia.

 

Ao visitar Vilar Seco, usufrua do património arquitetónico religioso representado pelos Cruzeiros, Alminhas, Capelas Privadas e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação ou da Esperança, um espaço de culto caracterizado pelas suas três naves interiores.

 

Em Canas de Senhorim, visite a Igreja Matriz de São Salvador (séc. XVIII) e, ao deambular por esta vila antiquíssima, conheça o imponente Cruzeiro, as várias capelas privadas, incluindo a Capela de Nossa Senhora da Piedade (séc. XVI) e a Capela de São Sebastião (séc. XVII). 

 

Visite o património arquitetónico religioso e fique a conhecer a rica e diversificada história da religião no concelho de Nelas.

Pode Visitar Também

Outros Locais a Visitar