Exposição na Fundação Lapa do Lobo
1 de Fevereiro @ 9:30 pm - 30 de Abril @ 11:30 pm
A exposição “Tetralogia: Cintilações do Manto Celeste” – Sinfonias em Negro (noite), Azul (céu), Ouro (estrelas) e Platina (luz) – de Nelson Ferreira vai estrear no próximo dia 1 de fevereiro na Galeria de Exposições da Fundação Lapa do Lobo.
Este trabalho apresenta quatro séries distintas produzidas pelo artista nos últimos dois anos: “Pinturas Azuis”, “Veludo Negro”, “Ícones” e “PlatiGleam” e estará patente até final de abril de 2025.
Sinopse da exposição:
O artista luso-britânico Nelson Ferreira (Portugal, 1978) domina diversas técnicas artísticas, cada uma delas profundamente enraizada tanto na tradição como na inovação. Esta exposição apresenta quatro séries distintas produzidas nos últimos dois anos: “Pinturas Azuis”, “Veludo Negro”, “Ícones” e “PlatiGleam”. Esta retrospetiva oferece uma viagem de homenagem histórica. O âmbito humano é percecionado pelo artista como um eco da imponência cósmica.
Nelson Ferreira é um artista plástico especializado em metodologias de pintura flamenga primitiva do século XV, bem como em técnicas de desenho e pintura académica do século XIX. É fundador do site www.bargue.org (academia online que ensina métodos de desenho realista do século XIX). No Reino Unido, foi duas vezes professor convidado para a National Portrait Gallery – tendo sido chamado a ensinar técnicas de desenho renascentista com ponta de prata, durante a exposição The Encounter – com desenhos de Leonardo, Dürer e Holbein. É professor convidado de vários museus de arte e universidades em todo o mundo.
Desde 2021, ensina desenho e pintura aos artistas da Walt Disney nos EUA, Canadá, Reino Unido e Singapura, através das suas equipas na Industrial Light and Magic (16 Óscares de Melhores Efeitos Visuais e 40 nomeações adicionais).
Foi convidado em 2022 para ser artista residente no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Portugal. Desde então, Nelson teve várias exposições individuais em museus nacionais e patrimónios mundiais da UNESCO em Portugal (Lisboa, Porto, Batalha, Cascais), Itália (Lucca e Florença), Reino Unido (Londres), Bangladesh ( Daca), Nepal ( Catmandu e Patan) e Arábia Saudita (Thuwal) totalizando cerca de 300.000 visitantes.
Mais informações em www.nelson-ferreira.com