8º Festival Literário dos ELOS

8º Festival Literário dos ELOS

Festival Literário de Nelas “ELOS de Leitura”

Arrancou hoje para a sua 8ª Edição.

Até ao dia 20 de abril 2024, o Coração do Dão é palco de um conjunto de atividades dirigidas à Comunidade e às Escolas sob o mote “À Volta de António Lobo Antunes”

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes recebeu hoje, 12 de abril, a Inauguração do 8º Festival Literário dos ELOS. A iniciativa resulta de um trabalho de parceira entre a Câmara Municipal de Nelas, Rede de Bibliotecas de Nelas, Fundação Lapa do Lobo e Agrupamentos de Escolas Canas de Senhorim e de Nelas.

Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas a todos os presentes, salientando que durante 10 dias, Nelas, Coração do Dão  vai ser palco de um programa extremamente rico que oferece atividades diversificadas para todos os gostos e idades, sempre com o objetivo de reforçar o prazer pela leitura e pelos livros. Porque uma iniciativa desta envergadura é sempre uma mais valia em termos culturais para atrair visitantes extra-concelho, o Presidente salientou que “Este é um primeiro passo para alargar o Elos à região e, o objetivo é chegarmos à nossa 10.ª edição com o festival literário em registo nacional”. O edil destacou também a temática desta edição “À Volta de António Lobo Antunes”, uma merecida homenagem a esta figura incontornável da literatura nacional que dá nome à Biblioteca Municipal, e cujas Crónicas retratam saudosamente os momentos felizes que passou, durante a sua infância e juventude, em Nelas na casa dos seus avós maternos.

Seguiu-se uma encenação pelas Alunas da  Universidade Sénior, Vilar Seco, que de uma forma intimista e envolvente, deram vida a uma Crónica de Lobo Antunes, merecendo os aplausos de todos os presentes. A manhã contou ainda com abertura ao público da Exposição “Pelas Memórias de António Lobo Antunes“, alusiva às muitas vivências e memórias de Lobo Antunes em Nelas, e que depois dos ELOS segue, em regime de itinerância, para as Bibliotecas Municipais dos 14 Municípios da CIM Viseu Dão Lafões.

Neste primeiro dia do Festival, foram também inauguradas seis “Casinhas de Leitura” estrategicamente distribuídas pelo Concelho, nas freguesias de Nelas, Canas de Senhorim, Lapa do Lobo, Santar e na localidade das Caldas da Felgueira.

Assim, em Nelas as casinhas estão disponíveis nas 4 Esquinas e junto ao Centro de Saúde, em Canas de Senhorim junto à Capela de São Sebastião, na Lapa do Lobo junto ao Jardim da Fundação, nas Caldas da Felgueira junto ao Parque Infantil e em Santar junto ao Jardim da Misericórdia.

O objetivo é levar os livros para junto da comunidade, bem como incentivar o gosto pela leitura. Deste modo, os interessados podem dirigir-se às Casinhas, levantar um livro e deixar outro livro em troca (à exceção de Livros Escolares), permitindo a rotação dos livros e dos seus utilizadores, enriquecendo este espaço através de contínuas trocas e reposições. Existem livros para todas as idades e interesses, sendo que o interesse comum é o gosto pela leitura.

As casinhas vão ficar ficar disponíveis ao público o ano inteiro, sendo que todos os meses são colocados, no seu interior, vários exemplares de uma Crónica de António Lobo Antunes, referente a Nelas. Para 2025, a intenção é alargar estas micro-bibliotecas comunitárias a outras localidades do Concelho, facilitando de forma prática e descentralizada o acesso aos livros e fomentando o sentido de partilha dentro da comunidade.

O primeiro dia de ELOS termina com a final do Concurso de “Leitura em Voz Alta” e Entrega de Prémios “Leitura a Par”, que está a decorrer no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas.

Ainda a marcar o arranque do ELOS, é inaugurada, amanhã, dia 13 abril, pelas 18h00, na Fundação Lapa do Lobo, a Exposição de Fotografia “O Mundo de António Lobo Antunes, que conta com a presença de Cristina Lobo Antunes, esposa de Lobo Antunes, e com intervenções de Harrie Lemmens, tradutor do escritor, e Norberto Cardoso, investigador do mesmo. Da autoria da fotógrafa Ana Carvalho, esta exposição é inspirada no universo literário de Lobo Antunes, num conjunto de “cenários possíveis para histórias por contar”.

Do vasto programa apresentado para a COMUNIDADE constam ainda os espetáculos “Muito Riso, Muito Siso” e “25 de Abril”, a “Oficina do Óscar” dirigido a pais e filhos, a maratona de leitura online “8 Horas a Ler”, a atividade “Leitura às Cegas, Prova de Livros” e a Apresentação do Livro “Uma Volta ao Mundo em Dez Contos” por Abel de Andrade Nunes. Destaque também para o Encontro “Leituras e Património: a Identidade Cultural de uma Região”; Passeio pelo Percurso Literário “Pelas Memórias de António Lobo Antunes”  da Origem à Execução”; o Jantar Literário; a peça de teatro “A Casa da Praia”, pelo Teatro Meia Volta e o Encontro de Autores Concelhios “Sair da Gaveta”. O programa dos ELOS termina com o Concerto de Encerramento “Fado Lobo”, pela voz da fadista Sílvia Mitev. Destaque ainda para os Leitores de Fraque, que vão andar, durante todo o evento, a “cobrar” as dívidas de leitura aos mais distraídos, e para o Feira do Livro que até 20 de abril pode ser visitada na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, Nelas, e na qual podem ser adquiridos livros de diversas editoras com descontos até 10%.

Os ELOS de Leitura também visitam as escolas com um programa organizado para a COMUNIDADE ESCOLAR, destacando-se Encontros com Autores, André Pereira, Isabela Figueiredo e Ana Filipa Correia, a animação “Histórias Cantadas”, o espetáculo “Palavreando” pelos Mochos no Telhado, e o espetáculo para crianças, “Livros?! Não!”, atividades que serão uma mais valia para os nossos alunos na sua contínua descoberta pelo mundo da escrita e da leitura, e no seu crescimento tanto académico como pessoal.

As atividades dos  ELOS continuam “Fora de Horas”, até ao fim do mês de maio, nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, com a Apresentação de Catálogo do Museu do Falso que irá dar a conhecer aos alunos os “artefactos e documentos históricos” deste espaço museológico composto exclusivamente por um acervo proveniente de criadores contemporâneos que subordinam as suas criações à premissa e conceito de “Simulacro”: E se um determinado evento tivesse ocorrido de modo diverso ao que efetivamente se verificou?

Deixamos, assim, o convite para se juntarem a este evento que já se tornou uma referência cultural do Coração do Dão, e usufruir de um programa de qualidade que vai certamente estimular em todos a paixão pelos livros e pela leitura. Esperamos por si!

 

Elos de Leitura: Programa

Para mais informações consulte:

www.visitnelascoracaododao.pt

www.facebook.com/municipio.nelas

www.cm-nelas.pt

Biblioteca Municipal António Lobo Antunes

Para participar nas atividades que carecem de inscrição, pode aceder à Ficha em:

https://forms.gle/gx2omjXbHdSPnYws8

 

E se está de visita ao nosso Concelho descubra mais em

VISIT NELAS CORAÇÃO DO DÃO… O CAMINHO COMEÇA AQUI

Onde ficar

Onde Comer

Enoturismo

#elosdeleitura #municipiodenelas #festivalliterario #visitnelas #nelascoracaododao

Partilhar