O Concelho de Nelas reviveu momentos históricos e celebrou o 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos”.
Durante a manhã, em Canas de Senhorim e em Nelas, nos Quartéis dos Bombeiros Voluntários, as bandeiras foram hasteadas com a formatura dos bravos bombeiros das respetivas localidades.
Presença de Luís Marques Mendes
Na Praça do Município de Nelas, a emoção tomou conta do ambiente com o Hastear da Bandeira, acompanhado pela formatura dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim, pela primeira vez em conjunto. O Rancho Folclórico de Vilar Seco abrilhantou o momento com uma brilhante atuação, trazendo canções de abril e distribuindo cravos, simbolizando a Revolução.
No Auditório do Edifício Multiusos de Nelas decorreu a Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal de Nelas, que marcou os 50 anos do 25 de Abril de 1974. A Sessão Comemorativa contou com a presença de Luís Marques Mendes, Conselheiro de Estado e antigo membro do Governo da República, que, durante o seu discurso, destacou a importância deste marco histórico vivido há 50 anos atrás, na autodeterminação cívica e política, realçando também o papel dos autarcas na gestão local e no serviço público.
“Sou uma espécie de filho político do 25 de Abril. Devemos falar sobre Abril e seguir o exemplo que nos deu”, referiu.
Depois das intervenções das diferentes forças políticas que compõem a Assembleia Municipal, Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, encerrou a Sessão agradecendo a presença de todos, e realçou o impacto da Revolução de Abril na Democracia, no poder local e no desenvolvimento regional.
“Celebramos hoje 50 anos de Abril. Meio século de Liberdade e de Democracia, de livre pensamento e de caminhos trilhados pelos próprios pés. Cinco décadas de direitos, conquistas e garantias, mas também de deveres, responsabilidade e compromisso social. O acesso universal à Educação, à Saúde, ao Serviço Nacional de Saúde, e o apoio de retaguarda social, constituíram-se como pilares basilares do barro que nos moldou enquanto sociedade mais justa e harmoniosa”, afirmou o edil.
Tarde com festa nas Freguesias
Às 15h30, no Folhadal, a Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar arruou pela localidade. Na Lapa do Lobo, à mesma hora, foi a vez da Sociedade Musical Sto. António de Carvalhal Redondo brilhar. E às 16h00, em Canas de Senhorim, a Associação Filarmónica de Vilar Seco e os Bombos do Paço de Canas de Senhorim, arruaram e marcaram a inauguração da Avenida dos Ex-Trabalhadores dos Fornos Elétricos, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas e restante Executivo Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, Presidentes de Juntas de Freguesia, e de ex-trabalhadores da CPFE – Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos e da ATMU- Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio.
O evento terminou no Auditório do Edifício Multiusos em Nelas, com o Concerto “50 Anos do 25 de Abril”, pelo Grupo Coimbra Vocal, ensaiado por Isilda Margarida e Carla Pais.







